5 de ago de 2011

PELE


A pele é o maior órgão do corpo humano. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente.

epiderme, camada mais externa da pele, ela dá origem aos anexos cutâneos:unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilos sebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.

derme, camada localizada entre a epiderme e a hipoderme, é responsável pela resistência e elasticidade da pele. É constituída por tecido conjuntivo (fibras colágenas e elásticas envoltas por substância fundamental), vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e terminações nervosas.
hipoderme, também chamada de tecido celular subcutâneo, é a porção mais profunda da pele. É composta por feixes de tecido conjuntivo que envolvem células gordurosas (adipócitos) e formam lobos de gordura. Sua estrutura fornece proteção contra traumas físicos, além de ser um depósito de calorias.

Tipos de pele

Ao contrario de que muitos pensam, existem 16 tipos de pele, mas para podermos identificá-las mais facilmente, aqui vão apenas as mais comuns.


Pele Oleosa: apresenta um brilho excessivo devido ao excesso de óleo produzido e possui poros abertos. Normalmente apresenta cravos e espinhas. Merece um cuidado especial que retire e controle essa oleosidade.


Pele Mista: possui oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo), e é seca no restante do rosto. É a mais comum de todas as peles, e a oleosidade deve ser retirada apenas da zona T.

Pele Normal: é uma pele bonita, com a textura da pele do bebê. É iluminada, suave, sem oleosidade ou secura excessiva. Apresenta poros fechados. Em geral, não necessidade de cuidados exagerados, pois já é uma boa pele.

Pele Seca: é uma pele sem vida e áspera, de aspecto opaco e sem brilho. É muito sujeita as manchas, rugas e marcas de expressão. Necessita de hidratação 
intensa.

Extraído: http://cestodeideias.blogspot.com/2011_07_13_archive.html
 

***************************************************************
A Mary Kay cuida de sua pele, seja ela que tipo for.
Estarei sempre à sua disposição.

Cuide-se e peça minha orientação.
Deixo o catálogo virtual para que se delicie.

Conte comigo.
Contato: nn.marykay@hotmail.com

Neide Teixeira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...