9 de ago de 2011

A História da Beleza


egito
afrodite2
pre-historia
Não é de hoje que homens e mulheres buscam artifícios para realçar e destacar seus pontos fortes. Atualmente a obsessão pela beleza ou por sentir-se belo é praticamente uma ditadura da qual nenhum de nós podemos escapar. Mas quando será que surgiu exatamente essa vaidade?
Seguindo nossa trajetória pelo mundo da beleza desde os tempos pré-históricos, hoje falaremos um pouco da era mesopotâmica. Nessa época, a moda por assim dizer era rostos e corpos magros (será que desde então ser bonita é sinônimo de magreza?) e pele clara.
Os cabelos podiam ser claros ou escuros e as sobrancelhas largas pintadas com um só traço. O destaque nesse período era os olhos e há relatos que a deusa Ishtar os pintava para deixá-los maiores com uma espécie de mascara feita de antimônio. O mesmo antimônio que é usada na atualidade.
Com a febre oriental que de certa forma vem mudando nossos costumes e rituais de beleza também tem suas características oriundas do passado. A adiçao por perfumes e cosméticos, por exemplo, foi influenciada por Egito e Pérsia. A Palestina também ganhou muito dessa influência.
Nossa grande informação dessa época, pasmem, é a Bíblia, principalmente no antigo testamento, onde encontramos muitas informações sobre os cuidados estéticos que o povo costumava ter.
Extraído: http://www.lazerbeleza.com/category/beleza/maquiagem/page/30/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...